10 pitadas de inspiração no seu cotidiano
Share



1. Desperte por inteiro
Ao acordar, desperte cada parte do seu corpo. Espreguice, boceje, veja o ambiente, acaricie seu rosto, imagine todas as conquistas do dia que está começando. Agora sim, você está pronto para se levantar!

2. Sinta a beleza
A beleza inspira. Uma obra de arte numa exposição, flores num jardim, observar os pássaros num parque, ouvir uma boa música, ler as palavras de seu autor preferido, perceber os detalhes admiráveis das pessoas com quem você convive. O que há de belo ao seu lado, agora mesmo?

3. Beba em outras fontes
Seu trabalho ou seu campo de estudos lhe convida a sempre ler sobre um determinado assunto ou estilo? Talvez você até goste, mas busque também se alimentar de outras fontes. Crônicas, poesias, biografias, espiritualidade, arte, filosofia, humor: novas perspectivas abrem a mente para se inspirar de novas formas.

4. Pequenas pausas para a mente passear
Pequenas pausas em lugares especiais renovam as energias. Pode ser uma praça, um cantinho silencioso, uma cafeteria, uma livraria, um templo. Quais seriam os recantos inspiradores para você dar breves escapadas?

5. Converse
Ter boas conversas é inspirador. Conversas onde há verdadeiramente fala e escuta, troca e conexão. Abra tempo e espaço para diálogos de verdade.

6. Saia do seu mundinho
Existe muita coisa além do que você vê e sabe. Experimente ousar sair da sua zona de conforto. Vá a outros lugares, faça um trabalho voluntário, veja um documentário sobre outra cultura, converse com pessoas que tem outras ideias.

7. Aproveite as coisas simples da vida
Buscamos e complicamos, inventamos condições e requisitos, quando, na verdade, temos o essencial logo aqui. Um café e um bolo, um abraço e um cheiro, papel e lápis de cor, pôr-do-sol… Resgate o prazer das coisas simples que lhe rodeiam, aproveite, desfrute, descubra.

8. Um pouco mais de arte
A arte tem tantas faces e todas elas são fruto e semente da inspiração. Seja para observar, sentir ou fazer, traga elementos artísticos para sua vida. Qual sentido é mais forte em você? Ver cores, ouvir canções, criar imagens de histórias, tocar as texturas de um bordado, dançar ritmos? Um pouco de cada pode dar uma boa mistura.

9. Encontro de gerações
Aprenda com os mais velhos, aprenda com os mais novos. Cada geração tem um toque inspirador para lhe oferecer, outra realidade para lhe transportar.

10. Faça o que você ama
Das atividades que você tem rotineiramente, quais você ama fazer? Aumente o número e o tempo de atividades que fazem você se sentir pleno e inteiro. Coisas simples que fazem seu coração bater mais alegre: ler, preparar uma refeição saborosa, conhecer novos lugares, ouvir as músicas que lhe fazem bem, estar com as pessoas queridas. O que você ama fazer?

 

 (Imagem: Corbis)


Comentários