Crie seu estilo de vida
Share



Algumas pessoas podem franzir as sobrancelhas com esse título: “Como assim criar meu estilo de vida, se tantas coisas consomem o meu tempo, se vivo tão tomado pela correria, se… e se…” E a lista de vai se avolumando!

Na verdade, o estilo de vida que você tem hoje já é uma escolha. O pior de tudo, é que boa parte dessas escolhas são feitas de maneira inconsciente. Mas você pode fazer outras escolhas a partir de agora! Paulatinamente, você pode fazer um planejamento onde sua vida começará a refletir o que você realmente acredita, valoriza e almeja.

Em primeiro lugar, é importante que seus valores sejam o guia para que você defina como quer equilibrar sua energia para cada um dos campos de sua vida: vida pessoal, família, trabalho… Crie um estilo de vida que reflita as suas prioridades, se sentindo assim numa vida plena e integral, porque ela se baseará no que realmente importa para você.

1- Defina quais são os seus valores. Aqueles elementos que são essenciais para você.
(Alguns exemplos: Amor, estabilidade, sucesso, tranquilidade…)
Depois coloque-os em ordem de importância. Essa lista deve ter poucos itens, pois você identificará os principais valores. Se tiver muitos, vá fazendo uma triagem até chegar à lista com o essencial.
Faça o mesmo caminho para definir as prioridades em sua vida.

2- Como seria a sua vida ideal? Como seria um dia ideal nessa vida? Escreva como você viveria o seu tempo, considerando seus valores e suas prioridades.

3- Agora observe o momento presente: Vá até sua agenda, veja seus compromissos, veja nas últimas semanas como seu tempo e sua dedicação têm sido distribuídos. Quanto sua vida está próxima do que você considera ideal, de acordo com as suas prioridades, seus valores e seus sonhos?

Defina a quantidade e a qualidade de seu tempo você dedicará a cada campo de sua vida. Claro que, no cotidiano, você não vai andar com uma calculadora para definir quanto tempo dedicará para cada atividade! Na verdade, esse exercício de definição é importante num primeiro momento, para que você trace uma visualização do seu tempo, para que você faça um diagnóstico do seu momento atual e trace um planejamento para chegar no estado que você deseja. O importante é você ter clareza de seus valores e prioridades, bem como daquilo que você realmente almeja, mantendo tudo isso em mente a cada nova escolha. Assim, você vai escolher conscientemente e criar o estilo de vida que você merece! E lembre-se: essa escolha é para todo dia, precisa ser renovada sempre.

 


Por Juliana Garcia

Master coach, psicodramatista, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Apoia as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, através da descoberta de seus talentos e o desenho de um planejamento concreto de ações.

Cadastre-se na newsletter e receba informações e inspirações, em primeira mão!

 

 

Comentários