Foco nos pontos fortes
Share



Quando se pensa em autoconhecimento, muitas pessoas já imaginam um trabalho árduo de esmiuçar todos os seus problemas e pontos fracos. Daí, quando são dados os primeiros passos nessa direção, não é de se surpreender que a energia fique em baixa, a desmotivação surja com tudo e o projeto de autoconhecimento fique de lado.

Para início de conversa já podemos mudar como nos referimos a esses aspectos e percebê-los não como negativos, mas como pontos a melhorar. Essa simples mudança na linguagem já muda muito a nossa forma de encarar. Aqui já começa o novo foco, aquele que nos empodera muito mais: o foco no positivo. Ao invés de encarar como dificuldade (onde nos sentimos impotentes), reconhecer esse campo como desafio (assim podemos nos sentir instigadas a enfrentar).

Quando nos focamos em nossos pontos fortes, lançamos atenção ao que temos de melhor e, então, esse potencial nos apoia a seguir adiante. Busque alimentar seus dons e talentos, pois eles já são sementes florescidas em você. Devemos sempre aproveitar nossos talentos, as nossas habilidades que fluem com naturalidade. Estes são grandes trunfos para nosso crescimento e nossa realização.

E quanto àqueles aspectos ainda não desenvolvidos? O que fazer com eles? Devemos administrá-los, inclusive utilizando nossos pontos fortes como instrumentos de mudança.

Quais são seus principais pontos fortes? Liste-os, reconheça-os e comece a exercitá-los cada vez mais. Como você pode colocar seus pontos fortes em maior destaque na sua vida? Faça conexões: como seus pontos fortes podem lhe apoiar a desenvolver os pontos a melhorar? Pense em atitudes concretas para usar seus trunfos a seu favor. Foque-se no que você tem de melhor a oferecer. Assim se alcança excelência!

 


Por Juliana Garcia

Master coach, psicodramatista, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Apoia as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, através da descoberta de seus talentos e o desenho de um planejamento concreto de ações.

Cadastre-se na newsletter e receba informações e inspirações, em primeira mão!

 

 

Comentários