Painel de inspirações: você já tem um?
Share



Um dos exercícios que gosto muito de sugerir aos meus coachees é a construção de um painel de inspirações. A ideia é reunir imagens, frases, cores, objetos que se conectem com o que lhe empolga, tudo que lhe remeta ao universo que você quer alimentar no seu trabalho e na vida. Ele pode ser uma representação daquilo que você almeja, um mural dos seus sonhos. É uma maneira muito bacana também de organizar ideias. Para profissionais criativos, pode se tornar um mural de referências.

O essencial é que o quadro de inspirações esteja sempre visível. De preferência, no lugar onde você quer ser mais produtivo, onde vai se concentrar para fazer seus projetos, em que você possa sempre mirar para se conectar com a sua fonte de motivação.

Aqui está o mural de uma coachee, a Alessandra Miranda, que é decoradora e está fazendo um processo lindo de transição para viver integralmente do ofício que ama: vestir casas e decorar com alma. Ela, inclusive, postou em seu blog como foi o processo de construção do seu painel. Dê uma olhada aqui.

 

Esse é o painel de inspirações da Alessandra. Lindo, não é?

O quadro da Alessandra fica em sua mesa de criação de projetos, onde ela escreve, pesquisa, lê, cria. Assim, pode sempre voltar o seu olhar para o que quer realizar e estar em sintonia com a cara que quer dar a tudo que fizer.

Esse é o meu painel no meu home office, meu novo ambiente de trabalho. O painel está pequenininho ainda e tem ganhado mais elementos aos poucos. (Quer dar uma olhada em outros detalhes do meu home office? Criei um álbum lá no Pinterest só para compartilhar com você)

Para fazer seu painel, é só selecionar revistas, fotos, escrever frases, poemas, algo que represente o que você admira e almeja, pegar aquele cartão, aquele objeto especial, enfim, reunir o que vai lhe inspirar a fazer as mudanças positivas que você quer para sua vida.

Algumas questões para iniciar a criação:

– O que inspira você?
– O que faz seus olhos brilharem?
– O que faz seu coração bater mais entusiasmado?
– Quais elementos você quer manter sempre por perto?
– Quais cores, formas, imagens tem mais a ver com quem você é e com o que você acredita?
– Do que quer sempre se lembrar para manter a chama acesa?

Agora…

Como você vai fazer? Não tem regras, o mais importante é que seja significativo para você e que se converta numa representação viva de tudo que você é, acredita e quer realizar.

Se quiser mais inspirações, criei um álbum cheio(ooo) de referências lá em meu Pinterest, dê uma olhada.

Quando fizer o seu, compartilha comigo? O seu painel de inspirações vai fazer parte do que me inspira também!

 


Comentários