Pausa criativa: já fez a sua?
Share



Eu já escrevi um artigo falando sobre a arte de se dar um tempo e criar retiros pessoais para reabastecer as energias. Você pode ler o artigo aqui.

O fato é que muita gente não valoriza o tempo, a não ser que ele comece a faltar. Temos nos tornado grandes fazedores de coisas, mas sem sentido e direção. Fazemos porque está na lista e está na lista porque temos que fazer, sem refletir em porquê e para quê. Além de ser lugar comum todo mundo reclamar da falta de tempo, a gente pode notar também uma falta de jeito para lidar quando surge um tempo livre. Já se sentiu assim, meio pisando em ovos quando tem algumas horas livres? Uma boa solução é a gente começar a abrir tempo de propósito, em especial para quem lida com o trabalho criativo, esse respiro é essencial.

Convido você a abrir espaço na agenda (acredite, é possível, basta começar a priorizar) para ter um tempo só para abrir as portas e janelas da inspiração. Que nesse seu tempo sagrado você só permita entrar o que lhe levanta o astral, estar em contato com as referências que despertam o seu melhor, nada de labuta ou de se entregar ao feitiço-zumbi de ficar mexendo em seu celular, se perder em abas do seu navegador ou coisa parecida. Aqui vão algumas sugestões para aproveitar esse tempo:

– Caminhar sem rumo;
– Desfrutar da companhia de um bom livro;
– Folhear aquelas revistas de referências ou álbuns bacanas no Pinterest (já me acompanha por lá?);
– Desenhar livremente ou colorir mandalas para desestressar e silenciar a mente;
– Cantar, ouvir música, dançar ou tudo isso junto;
– Bater papo com pessoas criativas;
– Folhear seu caderno de ideias e anotar outras ideias;
– Ir para um ambiente que acende a sua inspiração: a praça do bairro, um parque, uma cafeteria;
– Escrever frases soltas sobre o porquê do seu trabalho e depois criar um manifesto.

Só algumas ideias para acender algumas faíscas em você. Pense em suas práticas, na sua realidade, no que você está precisando nesse momento e marque um compromisso com você essa semana. E renove o compromisso sempre!

Boa pausa criativa e inspiradora para você!

 

 

Comentários