Sobre a arte de se dar um tempo (ou como criar seu retiro pessoal)
Share



Geralmente não pensamos no valor do tempo a não ser que ele nos falte – se bem que todo mundo está tão acostumado à falta de tempo, que quando o tem livre, acaba estranhando e o preenche rapidamente, nem que seja com algo sem sentido, o tal do “fazer só por fazer”. Temos nos tornado grandes fazedores de coisas, mas sem sentido e direção. Fazemos porque está na lista e está na lista porque temos que fazer. Por que e para que mesmo? Aonde estamos querendo chegar? E quando chegarmos lá, o que faremos depois de correr com tanta pressa?

Fato é que o tempo é um recurso, poderoso recurso que a gente pode e deve escolher onde e como aplicar. Assim como seu dinheiro, sua saúde, sua energia, sua atenção. Algo que é tão valioso, não é de se deixar escoar sem proveito. E quando digo proveito, não estou falando que seu tempo deve ser ocupado freneticamente, eu falo de aproveitar o tempo, usufruir, degustar mesmo. Sendo algo tão valioso, se dar um tempo é mesmo se presentear.

Sabe, de tempos em tempos preciso me dar esse presente, um tempo só para mim. Sei que se quero manter minha sanidade e minha energia em dia, se quero produzir e levar inspiração para as pessoas, preciso de um tempo para mim. Para me recarregar, para estar comigo mesma, para viver o momento, para me inspirar.

Quando me dou um tempo, sinto uma clareza e uma limpidez no olhar, enxergo vivamente as prioridades reais, volto pro eixo. Daí retorno à rotina com muito mais presença, sem me sentir drenada pelas demandas (muitas daquelas que eu mesma criei no meio do turbilhão). Em momentos assim, a gente sai do domínio da mente julgadora e dos pensamentos que pulam de galho em galho, para ir para onde a vida acontece – o momento, o aqui e agora, a ação.

 

Como pode ser seu retiro ou esse tempo para você?

Ele pode ser como você quiser e como fizer sentido para você. Aliás, é assim que ele tem de ser! Algumas horas ou alguns dias, em casa, num spa, numa praça, num parque… Algo sob medida para seu momento e suas necessidades.

Quer ver alguns exemplos?

– Algumas horas de silêncio ou de leitura agradável em seu quarto.
– Passear num parque e colocar os pés na grama (como na minha foto que ilustra esse post).
– Ir para uma cafeteria e aproveitar o momento na companhia de um belo livro ou de seu diário para ir anotando palavras soltas.
– Na hora do almoço realmente fazer uma pausa e descansar alguns minutos, respirar fundo, observar a paisagem ou escutar uma música.
– Fazer um mural de inspirações, com temas que lhe empolgam, com seus sonhos e sua visão de futuro.
– Acordar sem despertador e aproveitar sua manhã com calma, fazer um café da manhã gostoso, se alongar…
– Praticar momentos de meditação, da maneira que mais se adequar ao seu jeito de ser.
– Fazer uma pequena viagem, ficar um ou dois dias fora, offline, sem ler e-mails, sem checar seu celular de hora em hora.
– Fazer uma visualização da vida que você sonha para si e trazer uma pitada dela para o presente, nesse tempo que você vai se dar.
– Ler oe-book Renovar a Vida, pra se inspirar e se abrir para a renovação que a vida sempre traz. (Sabia que você ganha esse livro vindo para o Projeto Viva 2016?)

Que tal mais 10 opções? 

 

Que tal mais de 100 inspirações?

Álbum com mais de 100 inspirações para você se dar um tempo: veja no Pinterest

Percebe que existem muuuitas opções? Que a maioria delas só precisa de você, sua presença e o tempo que você vai se permitir aproveitar?

Depois de um pequeno ou de um grande retiro pessoal (ou desse tempo para Ser), faça registros de como foi essa experiência. Podem surgir importantes insights aí, nesse momento em que seu olhar fica límpido, quando você está mais presente. Vá lendo esse registro de vez em quando – aliás, ler o registro de seus retiros, pode ser algo especial para um próximo tempo que você vai se dar de presente.

Agora, me diga: quando você vai se dar um tempo de presente? Como vai ser seu próximo retiro pessoal? Conte para mim na sessão de comentários aqui embaixo. ; )

 

Sobre ter uma vida mais criativa e autêntica, usando melhor todo seu potencial, tenho compartilhado dicas bem especiais. Basta se cadastrar gratuitamente aqui

 

 

Comentários