Sonhe para transformar em realidade
Share



A palavra sonho acaba sendo banalizada na ideia reduzida de uma fuga da realidade, mas vamos aqui trabalhar o Sonho como aquilo que desejamos de todo coração. Trata-se de uma visão de futuro que se conecta com a pessoa que você é, com o que você valoriza, com a sua verdade mais viva. Transformar os sonhos em realidade é, então, concretizar essa visão.

E quando surgem desafios e nos sentimos insatisfeitos, distantes da vida que sonhamos? Grandes mudanças são possíveis quando a pessoa percebe que o caminho que está trilhando não está levando ao que ela acredita e ama, que seu horizonte ali está se estreitando, que ela está longe do que lhe faz pulsar o coração. Então, surge a energia para fazer as transformações necessárias para expandir seus horizontes e levar a estrada na direção do seu sonho!

Romper com um estado atual para chegar a outro que se deseja sempre inclui alguma perda, que seja de um modo de levar a vida, ou mesmo de um status que se tinha garantido ou uma imagem que as pessoas tinham de você. A questão é focalizar nos ganhos que se terá a partir disso e perceber se eles são mais significativos e importantes do que o que você está perdendo. Esse pode ser um indício eficaz para medir se você está mesmo no caminho certo.

É importante perceber que não se tem controle de tudo que nos cerca, que as coisas podem sair do planejado e que transformar um sonho em realidade é um processo, que acontece passo a passo. Diante de imprevistos e adversidades, no entanto, não se deve achar que perdeu tudo, que voltou à estaca zero. Para isso, é sempre bom contar com a criatividade e a espontaneidade, criando novas alternativas, o famoso “plano B”. Se queremos muito realizar, não é no primeiro impedimento que vamos desistir, não é verdade? Por outro lado, insistir com teimosia nas mesmas estratégias não nos leva a lugar nenhum. Para alcançar um sonho amado é preciso ter flexibilidade nas estratégias e firmeza no propósito!

Precisamos também reconhecer que trilhar o caminho de assumir nossos sonhos exige sair da zona de conforto, ou seja, essa escolha pode nos colocar em contato com situações e sentimentos com os quais não estamos acostumados a lidar. Sempre é bom se conectar com o quanto vale a pena alcançar o que você almeja. Isso confere a dose extra de energia para enfrentar o que vier! Ter o apoio de um coach pode auxiliar muito para delinear elementos práticos de ação, para que você visualize melhor como tem lidado com suas emoções e quais ações podem ser mais efetivas para responder aos desafios que estão se apresentando. O processo de Coaching lida exatamente com isso: apoiar as pessoas a desenvolverem um planejamento que reflita em seu estilo de vida, que a apoie a desenvolver novas habilidades e atitudes que a façam se aproximar cada vez mais de seu sonho.

É essencial traçar uma rota de ação clara e bem definida, para que se possa reconhecer quais passos, detalhes e até que aliados você precisará recorrer para que seu sonho se realize da maneira mais plena, como você merece!

Campanha Novas Atitudes no Facebook e no Pinterest


Por Juliana Garcia

Master coach, psicodramatista, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Apoia as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, através da descoberta de seus talentos e o desenho de um planejamento concreto de ações.

Cadastre-se na newsletter e receba informações e inspirações, em primeira mão!

 

Comentários